“Rebelde” chega ao fim nesta sexta; veja o histórico novela


Com um total de 410 capítulos exibidos em quase dois anos, “Rebelde” chega ao fim na noite desta sexta-feira (12) na Record. A novela, que estreou em março de 2011, movimenta os bastidores do RecNov desde o final de 2010 e agora se encerra após duas temporadas.

Histórico:

“Rebelde” foi uma adaptação da versão mexicana, de Pedro Damián, que por sua vez foi baseada no original argentino de Cris Morena. Aqui no Brasil, Margareth Boury (de “Alta Estação”) foi escalada para adaptar o roteiro. Várias modificações foram feitas para tornar o folhetim mais interessante ao telespectador brasileiro. A fictícia Vila Lene e os núcleos lá sediados é uma criação da autora e de seus colaboradores.


Sexteto de “Rebelde” no Bar do Genaro (Edwin Luisi) na Vila Lene: bar e bairro são criações brasileiras
Divulgação/Record
Atores:

A composição do elenco de “Rebelde” se deu a partir de diversos testes. A escolha por Lua Blanco, Arthur Aguiar, Melanie Fronckowiak, Chay Suede, Sophia Abrahão e Micael Borges foi feita pela capacidade de atuação e de canto.

Lua, Arthur, Mel, Sophia e Micael já tiveram experiências na TV. Lua, Arthur, Sophia e Micael passaram por “Malhação” – seja por participações especiais ou papéis fixos. Arthur também fez uma participação em “Cama de Gato” (2009). Já Mel teve uma rápida aparição em “Viver a Vida”. Apenas Chay Suede, que veio do “Ídolos”, nunca havia trabalhado na TV.

Audiência:

A audiência de “Rebelde” se mostrou crescente em seus primeiros meses. O folhetim, que começou com 9 pontos de média, diversas vezes chegou aos dois dígitos de média. Em julho de 2011, quando passou a ir ao ar às 20h30, o Ibope se manteve em alta.

Vampiros e RPG marcam início da segunda temporada de “Rebelde”: rejeição à história derruba audiência 
A queda da novela veio a ocorrer no final da primeira temporada. Os Jogos Pan-Americano de Guadalajara fizeram com que “Rebelde” fosse deslocada para a faixa das 18h e posteriormente para as 19h e houve perda de telespectadores.
No começo da segunda temporada aconteceu certa recuperação, porém a rejeição à história inicial e a estreia de “Carrossel” semanas depois fez com que mais telespectadores deixassem de acompanhar a trama.
Namoros:

Nos intervalos das gravações de “Rebelde”, houve envolvimento entre os protagonistas e até mesmo outros atores do elenco.

Em 2011, pouco antes da novela estrear, Sophia Abrahão, a Alice, teve um rápido caso com Chay Suede, o Tomás. Lua Blanco, intérprete da Roberta, chegou a namorar Arthur Aguiar, o Diego – repetindo a parceria em cena. Arthur e Pérola Faria, a Vitória, também chegaram a ter um rápido romance.


Arthur Aguiar e Lua Blanco, parceiros no ar, chegaram a namorar para a alegria dos fãs
Divulgação/Abril
No decorrer dos últimos meses, quase todos os romances foram desmanchados. Sophia Abrahão terminou com Chay Suede e engatou um romance com Micael Borges, o Pedro. Os dois fazem par romântico na novela. Arthur, assim que terminou com Lua, passou a namorar Alice Wegmann (a atual protagonista de “Malhação”) e agora namora Giovanna Lancellotti, no ar em “Gabriela”. Chay teria tido um envolvimento com Manu Gavassi mas nada chegou a ser confirmado. Mel Fronckowiak, mais discreta, não foi alvo de boatos – embora houvesse pressão dos fãs para ela engatar um namoro com seu parceiro de cena Chay.
Tecnologia:

Embora nunca tenha sido o principal alvo de investimentos da Record no campo da dramaturgia, “Rebelde” foi a primeira novela gravada e exibida em HD pela emissora.

Enquanto produções nacionais como “Ribeirão do Tempo” iam ao ar em tecnologia SD, “Rebelde” foi totalmente produzida em alta definição. A tecnologia empregada na trama só veio a ser utilizada em “Malhação”, que tem o mesmo público-alvo, sete meses depois com a estreia da temporada “Malhação Conectados”.

Mudança de Autores:

Com o desgaste de mais de um ano de trabalho sem pausas, Margareth Boury passou a autoria de “Rebelde” para seu colaborador Emílio Boechat. Ele já havia trabalhado com o público infantil em “Floribella” e em outras produções da Record, como em “Rei Davi”.

Margareth Boury ficou à frente de “Rebelde” até agosto deste ano; autora é substituída por Emílio Boechat
Divulgação/Record
Apesar de ter mudado os rumos da história, propondo maior agilidade e drama, as dificuldades impediram a subida no Ibope. Boechat assumiu “Rebelde” em meio ao horário eleitoral gratuito e em concorrência direta com “Avenida Brasil”.

Desfechos:

Vários desfechos estão sendo aguardados em “Rebelde” e serão apresentados neste último capítulo. O principal deles está nos eixo dos gêmeos Lucy (Ully Lages) e Miguel Zimmer (Thiago Amaral).

Lucy, após ser internada, conseguiu escapar da clínica e planeja fugir para o exterior. Entretanto, uma gravação desmascarando Miguel e suas armações pretende mudar o rumo da história.
Lucy e Miguel Zimmer: gêmeos movimentam história com vampiros, mistérios, loucuras e armações
Divulgação/Record
A volta do relacionamento de Pilar (Rayana Carvalho) e Binho (Pedro Cassiano) também é esperada pelos fãs assim como a relação de Carla e Becky (Lana Rhodes) com a mãe, que voltou a procurá-las após ver o sucesso que a filha estava fazendo junto aos “Rebeldes”.
“Rebelde” vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30.

Sobre pdtvaudiencia

você sempre mais informado

Publicado em outubro 12, 2012, em Rebelde, record e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: