Fatores que devem ser considerados ao se comparar novelas


Os autores João Emanuel Carneiro e Gloria Perez

Os autores João Emanuel Carneiro e Gloria Perez

Audiência não é ciência exata. Vários outros elementos sempre devem ser considerados quando se pretende estabelecer comparativos sobre o desempenho de produtos, mesmo similares em sua essência.

Nesses últimos dias, por exemplo, alguns mais afoitos se sangraram em saúde, assegurando que “Salve Jorge” não repetirá a audiência da sua antecessora, “Avenida Brasil”. Pode ser, mas também pode não ser. Quem aposta? Nenhuma bola de cristal dará agora esta certeza. Isso é tarefa única e exclusiva do tempo, no sentido mais amplo.

Independentemente da qualidade de cada novela, é necessário considerar, em primeiro lugar, em quais condições uma e outra foram colocadas no ar. João Emanuel Carneiro estreou no fim de março, início do outono e em situação climática mais favorável em relação a Glória Perez, que entrou no meio de uma primavera muito quente, horário de verão e horário político.

Não parece, mas esses são detalhes que invariavelmente provocam alterações importantes, tanto na vida, como no cotidiano das pessoas. Estabelecer comparativos desta natureza, envolvendo dois trabalhos absolutamente distintos, com boa vontade pode até servir de passatempo, mas sempre será de enorme inutilidade para se mensurar receptividade junto ao público, desempenho ou outros do gênero.

Sobre pdtvaudiencia

você sempre mais informado

Publicado em novembro 2, 2012, em Globo e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: